As vendas a prazo para o Dia dos Namorados
caíram 15,23%, entre os dias 5 e 11 de junho, na comparação com o mesmo período
do ano passado. É o pior resultado dos últimos sete anos para o comércio, de
acordo com o indicador calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil)
e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Desde 2011 o comércio vem desacelerando o seu
ritmo de crescimento para a data, sendo que nos últimos dois anos as vendas
haviam registrado resultado negativo. Em anos anteriores, as variações foram de
-7,82% (2015), -8,63% (2014), +7,72% (2013), +9,08% (2012), +10,80% (2011) e 7%
(2010).
O Dia dos Namorados é a terceira data mais
lucrativa para o comércio, ficando atrás somente do Natal e do Dia das Mães.
Segundo uma pesquisa de intenção de compras feita pelo SPC Brasil, os produtos
mais procurados neste período seriam os itens de vestuário, calçados,
perfumaria, floricultura, jóias e bijuterias.
Para o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, a
incerteza com relação ao futuro da economia brasileira tem impactado nos
compromissos financeiros como o parcelamento de compras.
“Considerando o fraco desempenho das outras
datas comemorativas ao longo de 2015 e no início de 2016, a expectativa dos
lojistas já era baixa. A piora das condições econômicas, como o aumento do
desemprego, da inadimplência e o crédito mais restrito, vem exercendo forte impacto
sobre o consumidor, que acaba sendo obrigado a limitar e rever seus gastos para
salvar as finanças. Quando o brasileiro precisa pagar contas atrasadas ou fazer
ginástica para conseguir honrar seus compromissos financeiros, uma medida de
contenção é evitar novos gastos e, nesses casos, presentear outras pessoas
muitas vezes deixa de ser prioridade”, diz.
FONTE: Portal G1.
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