quarta-feira, 12 de abril de 2017

Sebrae e eólicas vão investir R$ 8,5 milhões no RN

O Sebrae no Rio Grande do Norte, em parceria com quatro companhias eólicas, está desenvolvendo um projeto denominado Desenvolvimento de Negócios e Impacto Social, para beneficiar comunidades instaladas no entorno dos parques eólicos.

Em dois anos, o projeto vai investir, a princípio, cerca de R$ 8,5 milhões em ações de capacitação, acesso a mercado, assessoria técnica e empreendedorismo para pequenos produtores. O objetivo da iniciativa é dimensionar a produção de gêneros agrícolas, abrir novas frentes de comercialização de produtos, gerar renda e, sobretudo, dar visão empreendedora a grupos comunitários. Inicialmente, o projeto conta com a participação dos grupos Brookfield Energia Renovável,CPFL Renováveis, EDP Renováveis e Voltalia Energia do Brasil, que estão apostando no potencial eólico do estado.

Juntamente com o Sebrae, essas empresas estão destinando recursos – no caso das eólicas, financiados por linhas de crédito ligadas à área de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), para execução das ações. A ideia central do projeto é fomentar negócios economicamente rentáveis, que, por meio de sua atividade principal – no caso a geração de energia eólica – buscam soluções para problemas sociais e ambiental de uma comunidade, utilizando mecanismos de mercado.

A expectativa é de, até dezembro do próximo ano, ter 70 empresas inseridas na cadeia produtiva de valor e ampliar em 30% o faturamento bruto dos negócios impactados pelas ações. Além disso, espera-se aumentar em 20% a participação dos pequenos negócios nas compras governamentais das cidades onde essas comunidades estão situadas.


FONTE: Portal No Ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário