segunda-feira, 17 de abril de 2017

Campanha contra a gripe vai vacinar mais de 800 mil potiguares

Teve início na manhã desta segunda-feira, 17, a 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. A campanha seguirá em todo o país até 26 de maio, sendo que dia 13 será de mobilização nacional. No Rio Grande do Norte, o grupo prioritário é formado por 863.335 pessoas. Em todo o Brasil são 54,2 milhões que podem se vacinar contra a gripe.

O objetivo do Ministério da Saúde é vacinar 90% desta população considerada de risco para complicações por gripe. Integram o público-alvo da campanha pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade, o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas - e os funcionários do sistema prisional.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).


Em todo o ano passado, o Ministério da Saúde registrou 12.174 casos de influenza de todos os tipos no Brasil. Deste total, 10.625 foram por influenza A (H1N1), sendo 1.987 óbitos. 

FONTE: Portal DeFato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário