sexta-feira, 10 de junho de 2016

Idealizador do Sistema Unimed, Edmundo Castilho morre aos 86 anos

Edmundo Castilho, idealizador e um dos fundadores do Sistema Unimed, morreu ontem, 9 de junho, aos 86 anos. O velório está ocorrendo no Cemitério Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, litoral de São Paulo. O enterro será realizado hoje, a partir das 14h, no mesmo local.

Para se defender de intermediários entre o médico e o paciente, que visavam somente o lucro, e afastar a medicina da mercantilização, Edmundo e mais 22 médicos fundaram a União dos Médicos – Unimed, em Santos, no dia 18 de dezembro de 1967.

O diferencial da Unimed? O cooperativismo, em especial a gestão democrática por parte dos médicos cooperados. Nas palavras do fundador: “O cooperativismo é uma sociedade aberta, sem fins lucrativos e que busca fazer justiça social. Ele surge como um sonho da humanidade, como uma forma de humanização do capitalismo”.

Edmundo foi presidente da Unimed Santos e da Unimed do Brasil, posto que ocupou entre 1975 – ano de fundação da Confederação – e 2001. Seu legado abarca o que hoje é reconhecido como o maior sistema cooperativista de saúde do mundo e também a maior rede de assistência médica do Brasil.

“Tenho orgulho e modéstia desse feito. Fui determinado por Deus a trazer renovação e, por meio dessas mudanças, transformamos o trabalho médico no Brasil”, afirmou o ginecologista e obstetra durante entrevista, em 2013. Por muitas vezes, viajou para Europa, Japão e outros países do continente americano a fim de compartilhar a experiência cooperativista da Unimed.

Eudes de Freitas Aquino, atual presidente da Unimed do Brasil, lamentou o falecimento do pioneiro, relembrando suas inúmeras e importantes contribuições para a saúde no País.

“A união do cooperativismo com a prática da medicina foi essencial para propiciar uma revolução no que era praticado até então, no próprio relacionamento entre médico e paciente e no modo como o setor era administrado. Somente um verdadeiro visionário poderia estruturar tal conjunção e promover o crescimento desse modelo, tornando a palavra Unimed sinônimo de medicina no Brasil. A Edmundo Castilho, nosso fundador, estendo, em nome de todos os nossos dirigentes, cooperados e colaboradores, sentimentos de admiração, respeito e agradecimento”, disse.

Biografia

Edmundo Castilho na inauguração da Unimed Bauru
Nascido em Penápolis, no interior de São Paulo, Edmundo foi criado em fazenda, mas sabia que seu destino não estava ali, pois desde a infância brincava de tratar pessoas. Tendo convivido com vários médicos, descobriu por meio deles sua vocação, iniciada na Universidade Federal de Curitiba. Fez residência na Santa Casa de Santos e também foi presidente do Sindicato dos Médicos de Santos.

Questionado, em 2007, sobre o que é ser Unimed, o fundador resumiu: “É ser gente. O médico tratando o usuário como gente, com respeito. O usuário respeitando o médico. As duas parcelas se beneficiando com isso e beneficiando a comunidade. Respeitando o País, respeitando o mundo, respeitando a vida”.

FONTE: Boletim Confidencial BR – Unimed Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário