sexta-feira, 9 de outubro de 2015

RN tem 80 cidades em rodízio d’água

Dos 47 reservatórios com capacidade acima dos cinco milhões de metros cúbicos, 20 estão em volume morto, com menos de 10%. Já o açude Gargalheiras (foto) está completamente seco.

Em uma semana, o número de cidades em rodízio de abastecimento de água no Rio Grande do Norte praticamente dobrou.

Até sexta-feira passada, eram 42 as cidades com datas e horários estabelecidos para o recebimento de água nas torneiras. Hoje, são 80 municípios com o abastecimento reduzido em decorrência da seca que deverá se estender por 2016.

O rodízio atinge, conforme anunciado ontem em coletiva de imprensa pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Instituto de Gestão de Águas (Igarn), 48% do Estado potiguar, formado por 167 cidades. Se forem levadas em consideração as cidades abastecidas diretamente pela Caern – 153 – o percentual é maior: 52%.

Em outras 11 cidades potiguares  a situação é ainda pior: colapso. O abastecimento humano só é possível graças aos carros-pipa contratados pela Caern, cuja operação já consumiu R$ 4,7 milhões entre janeiro e setembro.

Em 120 comunidades rurais, o abastecimento também está sendo feito por carros-pipa, cujo financiamento é feito pelo Governo Federal, através do Exército.

FONTE: Tribuna do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário