terça-feira, 13 de outubro de 2015

Outubro Rosa alerta para os riscos do câncer de mama


Outubro é o mês que marca a luta contra o câncer de mama. O Brasil é um dos países a aderir ao movimento que já dura mais de dez anos e que começou na Califórnia.

O ‘Outubro Rosa’ é um esforço mundial para conscientizar e mobilizar a sociedade no combate à doença, principalmente o público feminino.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano e o tumor que mais mata as mulheres. De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer, o Inca, este ano são esperados 57 mil novos casos e aproximadamente 10 mil mortes.

A idade continua sendo o principal fator de risco para esta enfermidade. Esta doença é mais comum em mulheres acima de 50 anos. Outros fatores de risco já estão bem estabelecidos, como os relacionados à vida reprodutiva (menarca precoce, nuliparidade, idade da primeira gestação a termo acima dos 30 anos, anticoncepcionais orais, menopausa tardia e terapia de reposição hormonal), história familiar de câncer da mama e alta densidade do tecido mamário.

Estatísticas indicam aumento da incidência do câncer de mama tanto nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas  décadas  de  60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.

De acordo com dados do Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró, de 2006 a 2014 foram notificados 709 casos de câncer de mama aqui na cidade. Sendo 2006 com 35 e 2014 com 149 casos. Com relação aos óbitos, o levantamento apontou 59 mortes, de janeiro a dezembro de 2014, causadas por esse tipo de tumor.


FONTE: Gazeta do Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário