sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Ministério da Saúde lança campanha contra tuberculose


O Ministério da Saúde lançou ontem (1º) campanha de conscientização sobre a importância do diagnóstico e realização do tratamento contra tuberculose.

Com o mote “testar, tratar e vencer”, a campanha é protagonizada pelo jogador de futebol Thiago Silva. “Tuberculose existe, mas tem cura”, alerta o jogador no vídeo.

O zagueiro foi diagnosticado com a doença em 2005, quando jogava em um time russo. Ele retornou ao Brasil, onde recebeu tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), foi curado e seguiu a carreira de jogador.

O objetivo da campanha é levar mais informação às pessoas, reduzindo o preconceito sobre a doença.

Características da tuberculose

A tuberculose é causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outras partes do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
Na maioria das pessoas infectadas, os sinais e sintomas mais frequentemente são tosse seca contínua, no início da doença, depois tosse com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza e prostração.
A transmissão é direta, de pessoa a pessoa, por meio de pequenas gotas de saliva expelidas ao falar, espirrar ou tossir.
O tratamento deve ser feito por um período mínimo de seis meses, sem interrupção, diariamente. Os pacientes que seguem o tratamento corretamente são curados.
Para prevenir as formas mais agressivas da doença é necessário imunizar as crianças, no primeiro ano de vida, ou no máximo até quatro anos, com a vacina BCG.
O risco de transmissão é maior entre pessoas que vivem em ambientes fechados, mal ventilados e sem iluminação solar.
A tuberculose não se transmite por objetos compartilhados.

FONTE: Portal Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário