terça-feira, 20 de outubro de 2015

Novos medicamentos para hepatite C começam a ser distribuídos

O Ministério da Saúde começa a distribuir dois novos medicamentos para hepatite C, o sofosbuvir e daclatasvir.


A nova terapia, que será ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), aumenta as chances de cura e diminui o tempo de tratamento aos pacientes com hepatite C.

Os medicamentos já foram enviados ao Distrito Federal e, a partir do próximo mês, começam a chegar ao restante dos estados.

Os dois medicamentos atendem a cerca de 80% das pacientes que farão uso da nova terapia, composta também pelo Simeprevir, cuja distribuição, pelo Ministério da Saúde, está prevista para o mês de dezembro.

Ao todo, 30 mil pessoas serão beneficiadas com o novo tratamento, no período de um ano.

EXAME 

O Ministério da Saúde também incorporou ao SUS, recentemente, um novo exame para avaliar o grau de comprometimento do fígado dos pacientes com hepatite C.

A Elastografia Hepática Ultrassônica irá facilitar o diagnóstico aos pacientes que irão utilizar estes novos medicamentos.

O exame é seguro, eficaz e efetivo para a definição do estágio da fibrose hepática, quando comparada à biópsia hepática que é o atual padrão de diagnóstico.

Este exame possui níveis de sensibilidade e especificidade significativas, com a vantagem de ser um indolor e não invasivo.


INDICAÇÃO DO TRATAMENTO 

As novas medicações vão beneficiar pacientes que não podiam receber os tratamentos ofertados anteriormente, entre eles os portadores de coinfecção com o HIV, cirrose descompensada, pré e pós-transplante e pacientes com má resposta à terapia com Interferon, ou que não se curaram com tratamento anterior.

A meta é ampliar a assistência às hepatites virais, minimizando as restrições impostas pelo tratamento anterior.

FONTE: Portal Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário