segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Recordista em impostos, Brasil oferece baixo retorno à população

Brasileiros já pagaram mais de R$ 1 trilhão neste ano (Foto: Wellington Rocha)

Por Virgínia França

Entre 30 países com maior carga tributária, o Brasil apareceu como recordista no alto número de impostos recolhidos, relacionando ao uso dos tributos em prol da população. 

O professor de contabilidade, Francisco Bráulio, afirmou que no Brasil há uma diferença entre a arrecadação e a utilização de recursos públicos. O especialista comentou que o trabalho de arrecadação da Receita Federal é respeitada e elogiada por diversos dirigentes internacionais, mas o Brasil peca com a utilização do dinheiro público.

“O trabalho da Receita Federal é de renome, tanto para arrecadação de pessoa física e jurídica. A questão é o uso do dinheiro que é deficiente, a politicagem sobrepõe ao interesse público”, declarou o professor.

Desde os anos 80 até os tempos atuais, a carga tributária brasileira passou de 22% do PIB para 35%. O Brasil possui mais de 80 taxações fiscais e, caso a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) volte a vigorar no país, incidindo sobre todas as transações bancárias, o número de taxas sobe para 93 com a aprovação do novo “pacote de impostos”.

O professor de contabilidade declarou que “é muito recurso arrecadado e pouco aplicado para os fins devidos”, como saúde, educação, obras públicas.

Para melhorar a posição fiscal do Brasil, Francisco Bráulio indicou a necessidade de uma reforma fiscal e política forte para melhor usar os recursos arrecadados.

FONTE: Tribuna do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário