quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Países do Mercosul realizam compra conjunta de medicamentos

Os países integrantes do Mercosul realizarão, no próximo mês, a primeira compra conjunta de medicamentos para hepatite C e aids. A iniciativa tem como objetivo promover a ampliação da oferta de medicamentos de maneira mais econômica e sustentável para seus respectivos sistemas de saúde. Os preços cobrados para o mesmo medicamento pode ser até cinco vezes maior, de um país para outro.

O anúncio foi feito na última sexta-feira (11) e faz parte de acordo assinado durante a XI Reunião do Conselho de Ministros da Unasul, realizada em Montevidéu, no Uruguai. O acordo prevê também a criação de um banco de preços de medicamentos e produtos de saúde.

As ações, que tem a liderança do governo brasileiro, são resultado das propostas apresentadas na última reunião do grupo, em junho, que sugeriu alternativas para a compra regional de medicamentos, viabilizando uma aquisição em maior escala para fortalecer o poder de negociação dos membros do Mercosul.

A escolha do Brasil foi um reconhecimento à iniciativa e esforços em prol do sistema acesso universal à saúde do país. Assinaram o acordo: Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Venezuela, Chile, Equador e Suriname.

A expectativa do governo é de que o processo de compras conjuntas tenha início em outubro e que até o final, deste ano, a aquisição já tenha sido concluída. Para isso, serão realizadas rodadas de negociações entre a indústria farmacêutica e os representantes dos países.

Os quantitativos que serão adquiridos serão definidos pelos governos de acordo com as demandas locais.

FONTE: Portal Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário