sexta-feira, 28 de outubro de 2016

ENTREVISTA: Dia Mundial da Psoríase

Amanhã, dia 29 de outubro, é comemorado o Dia Mundial da Psoríase.

Pensando em esclarecer a população sobre essa doença, conversamos com a médica dermatologista da Unimed Mossoró, Dra. Patrícia Rossiter. Ela explicou o que é essa doença, quais os sintomas e como é feito o tratamento. Confira:
------
ENTREVISTA

O que é psoríase?

É uma doença inflamatória. Isso significa que as células do sistema imunológico causam uma inflamação que acomete pele, unhas e articulações. Seu curso é flutuante: a pessoa acometida tem episódios de melhora e de piora ao longo da vida. Não é rara: só no Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas são acometidas.

O que causa a Psoríase? Quais os fatores de risco? 
Há um público específico que seja mais atingido por essa doença?

A doença pode acometer pessoas qualquer idade, sexo ou cor de pele. Mas surge principalmente em adultos jovens, homens e mulheres. Tem origem genética, mas nem todos os pacientes encontrarão familiares com o mesmo problema. Em pessoas com predisposição genética, pode haver um fator extrínseco contribuindo com seu surgimento ou agravamento, como estresse emocional, traumas na pele ou nas unhas, tabagismo, bebidas alcoólicas e algumas medicações.

É fácil reconhecer a psoríase?

Na sua forma mais comum, a doença causa alterações características na pele, que são lesões vermelhas, um pouco elevadas, com escamas branco-prateadas, principalmente nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo, e outras superfícies articulares. Às vezes se apresenta de outras formas, como lesões nas palmas das mãos e plantas dos pés, alterações nas unhas que podem ser confundidas com micose, pequenos pontos de pus pelo corpo, palmas e solas, ou até mesmo lesões generalizadas. Muitas vezes as pessoas procuram um especialista apenas após ter tentado tratamentos caseiros, sem orientação, o que pode até dificultar o reconhecimento da doença. O especialista em doenças de pele é o Dermatologista, e é que quem está mais apto a reconhecer e tratar. A artrite psoriásica cursa com  dor, inchaço e limitação funcional em uma ou mais articulações, com intensidade variável.

É contagiosa? 

Não, a psoríase não é contagiosa. As lesões podem ser tocadas sem problemas. Pessoas acometidas podem receber todo o carinho dos seus familiares e amigos, e este apoio é muito importante para a melhora.

Psoríase tem cura? Como é feito o tratamento?

Infelizmente a psoríase não tem cura. Mas as crises podem ser controladas e já dispomos de ótimas opções de tratamento. O tratamento é indicado conforme o grau de acometimento. Pode ser feito com cremes, comprimidos ou mesmo medicações injetáveis que agem na origem do problema. Os pacientes com doença nas articulações podem precisar de acompanhamento conjunto com o Reumatologista. Como o estresse emocional pode interferir na atividade da doença, e o problema muitas vezes causa alterações de autoestima, também pode ser necessário um acompanhamento psicológico.

Como a senhora avalia a importância da data 29 de outubro - Dia Mundial da Psoríase? 

O que mais interfere na vida daqueles que têm psoríase é mesmo a falta de informação e o medo de sofrer preconceito. A preocupação em esconder as lesões pode interferir nas relações interpessoais, na escolha das roupas que vai usar, na prática de esportes. O dia 29 de outubro é um marco internacional para conscientização da psoríase. A Sociedade Brasileira de Dermatologia, que representa oficialmente os dermatologistas no Brasil, aproveita essa data para divulgar informações sobre a doença. É levando informação para a população que o preconceito acaba.

Deseja acrescentar algo que não foi contemplado nas perguntas anteriores?

Mais informações sobre a Psoríase podem ser conferidas no link:
www.psoriasetemtratamento.com.br.



Estimativas

  • ·         Nos Estados Unidos, 7,5 milhões de pessoas sofrem de psoríase, ou seja, 2,5% da população (fonte: National Institute of Health, 2007).
  • ·         80 a 85% das pessoas afetadas pela doença nos EUA sofrem de psoríase leve a moderada e 15 a 20% sofrem de psoríase severa (que necessita de tratamentos mais agressivos).
  • ·         Ressaltamos que cerca de 5 a 20% das pessoas afetadas pela psoríase sofrem igualmente de artrite ligada à doença (=artrite psoriásica).
  • ·         No Brasil, estima-se que 2% da população tem psoríase, o que equivale a cerca de 3 milhões de pessoas.


Sobre Patrícia Rossiter
CRM-RN 5786 | RQE 2031

É sócia titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Residência Médica em Dermatologia no HUOL-UFRN. Título de Especialista em Dermatologia pela SBD/AMB. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário