O prazo final para sacar o Abono Salarial do PIS/Pasep
ano-base 2015 é 30 de junho, mas 17.705 trabalhadores do Rio Grande do Norte
ainda não procuraram uma agência bancária para retirar o benefício.
O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, lembra que os trabalhadores
têm menos de um mês para procurar uma agência da Caixa ou do Banco do Brasil e
sacar o benefício. “O Abono Salarial é um direito que o trabalhador tem. Esse
dinheiro é do trabalhador, portanto não perca o prazo”, aconselha.
O ministro lembra que, no exercício anterior, mais de
22,61 milhões de trabalhadores sacaram o Abono Salarial do PIS/Pasep ano-base
2014, o que correspondeu a 95,93% do total de pessoas com direito ao benefício
no país. Foi a segunda maior taxa de cobertura da história dos pagamentos do
abono – o recorde foi em 2009, quando o percentual de saques chegou a 96,3%.
O chefe da Divisão do Seguro-Desemprego e Abono Salarial
do Ministério do Trabalho, Márcio Ubiratan Britto, explica que, depois de
encerrado o período de saques, o dinheiro do abono salarial voltará para o
Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Ele será usado para o pagamento de
benefícios como o Seguro-Desemprego e o Abono Salarial do próximo ano.
Para
saber se tem direito
O Ministério do Trabalho disponibiliza uma ferramenta de
consulta para os trabalhadores saberem se tem direito ao Abono Salarial
Ano-Base 2015. Basta acessar pelo endereço http://verificasd.mtb.gov.br/abono/,
digitar o número do CPF ou do PIS/Pasep e a data de nascimento e consultar.
A Central de Atendimento Alô Trabalho do Ministério do
Trabalho, que atende pelo número 158, também tem informações sobre o PIS/Pasep.
Como
sacar
Para sacar o Abono do PIS, o trabalhador que tem Cartão
Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da
Caixa ou a uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão Cidadão, pode receber o
abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de documento de
identificação. Informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-726 02 07 da
Caixa.
Os servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam
verificar se houve depósito em conta. Caso isso não tenha ocorrido, devem
procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de
identificação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01,
do Banco do Brasil.
FONTE: Portal DeFato
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