sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Recordista de doação de sangue no Ceará ajudou a salvar dezenas de vidas, diz Hemoce

Empresário George Mendes acredita ter doado mais de cem vezes no Ceará
(Foto: Gleison Oliveira/G1 CE)

Quando o assunto é solidariedade e amor ao próximo, o empresário cearense George Viana Mendes serve de exemplo para muita gente. Aos 45 anos, ele é o maior doador de sangue cadastrado no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), com 62 doações realizadas. O espírito altruísta de George ajudou a salvar dezenas de vidas, tendo em vista que uma única bolsa pode ajudar até quatro pessoas, conforme o Hemoce.

George Viana, porém, acredita que tenha realizado mais doações do que está registrado no sistema do Hemoce, já que ele doa, regularmente, quatro vezes por ano, número máximo permitido para uma pessoa saudável. Como a primeira doação foi feita aos 18 anos de idade, ele acredita que tenha doado mais de cem vezes. Porém, o sistema informatizado do centro hematológico só passou a contabilizar as doações no ano de 1999.

O empresário diz que um dos motivos para ter continuado realizando as doações todos os anos é o seu tipo sanguíneo: O negativo. A diretora-geral do Hemoce, Luciana Carlos, confirma que esse é um dos tipos de sangue mais importantes para o hemocentro porque é considerado "universal". Além disso, somente 4% dos cearenses são O negativo.

Espírito solidário

O doador acredita que ter nascido com esse tipo sanguíneo tenha sido "uma dádiva de Deus". Desta forma, é quase que uma obrigação realizar a doação e ajudar as pessoas em um dos momentos que mais precisam. E mesmo sem saber quem recebeu seu sangue, o empresário acredita que a recompença vem em saber que ajudou na recuperação de alguém.

FONTE: Portal G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário