quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Obama pede aceleração em estudos, testes e nas informações sobre o Zika vírus

O governo dos Estados Unidos deu início aos estudos sobre a possibilidade de uma vacina contra o Zika vírus – que é suspeito de ter causado nascimento de bebês com microcefalia em países da América Latina. Ontem (26), Obama se reuniu com altos conselheiros da área da saúde para discutir sobre os estudos e pediu aceleração nos testes, diagnósticos e na difusão de informações.

“Isso não acontecerá do dia pra noite”, disse o diretor Anthony Fauci, do Instituto Nacional de Saúde (NIH, na sigla em inglês), nessa terça-feira.

Os pesquisadores do NIH já deram início aos trabalhos, e a agência ainda pretende impulsionar o financiamento para cientistas brasileiros, no intuito de acelerar as pesquisas relacionadas ao vírus.

Segundo Fauci, já existem vacinas em vários estágios de desenvolvimento de outros vírus da mesma família – como o da dengue, Nilo Ocidental e chikungunya – que oferecem um padrão para criar algo semelhante contra o Zika.

Até a última sexta-feira (22), já haviam sido confirmados três casos de zika vírus nos Estados Unidos. A Casa Branca informou que Obama pediu para que as pesquisas e a investigação sobre os testes de diagnóstico, vacinas e remédios sejam aceleradas, além de solicitar um trabalho para informar aos norte-americanos sobre o vírus Zika e maneiras de se proteger contra a infecção.

FONTE: Portal No Ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário