quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Hospital Universitário oferece cirurgias modernas no RN

Estudante Ricardo do Nascimento (sentado) será um dos beneficiados
com essa cirurgia

Pacientes do Rio Grande do Norte, com deformidade no tórax, já podem passar por cirurgia mais simples e menos dolorosa que a tradicional. 

A técnica de videotoracoscopia com barra de Nuss, que corrige falhas na caixa torácica, será disponibilizada  pelo Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), em Natal, e realizada  por uma equipe multidisciplinar formada por cirurgiões, pneumologistas, fisioterapeutas e psicólogos do HUOL. O procedimento será custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Os pacientes interessados deverão ir a um posto de saúde em sua região e solicitar um encaminhamento ao HUOL. No hospital, o Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME), irá   direcioná-los aos especialistas da junta multidisciplinar. Os atendimentos serão realizados preferencialmente no mesmo dia. A partir daí terá início a etapa de avaliação psicológica, que norteará todo o andamento médico até o pós-operatório.

Esses novos procedimentos fazem parte do projeto de extensão “Avaliação multidisciplinar de pacientes com defeito na parede torácica”, coordenado pelos professores Carlos Alberto Araújo e Paulo Roberto de Albuquerque, do Departamento de Medicina Integrada da UFRN.

A cirurgia

Sem a necessidade de abrir o peito do paciente, a videotoracoscopia com barra de Nuss consiste na introdução da haste metálica (barra de Nuss) por um corte lateral. A barra é posicionada para inverter o achatamento. 

A cirurgia, que é conduzida por microcâmeras que projetam imagens em tela de alta definição para orientar os médicos, oferece menos riscos e tem menor tempo de duração.

FONTE: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário