terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Desemprego atinge 12,3 milhões de pessoas na maior taxa desde 2012

O Brasil fechou 2016 com 12,3 milhões de pessoas desempregadas, com a taxa média móvel encerrando o 4º trimestre em 12%, mostrando estabilidade em relação aos 11,8% relativos ao 3º trimestre móvel do mesmo ano (julho, agosto e setembro), mas ainda assim tem a maior taxa da série histórica, iniciada em 2012.

Os dados fazem parte da pesquisa nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnade Contínua) e foram divulgados hoje (31), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a publicação, a população de desocupada no Brasil cresceu 2,7% frente ao trimestre de julho a setembro, aumentando 36% (ou mais 3,3 milhões de pessoas desempregadas) em relação ao mesmo trimestre de 2015.

A população ocupada do país no fechamento de 2016 chegou a 90,3 milhões de trabalhadores, crescendo 0,5% em relação ao trimestre anterior, chegando 2,1% ( 2 milhões de pessoas) em relação ao quarto trimestre de 2015. Cerca de 34 milhões de pessoas ocupadas no setor privado tinham carteira de trabalho assinada, número que ficou estável no último trimestre móvel do ano, mas recuando nos 12 meses de 2016, com 3,9% (ou menos 1,4 milhão de pessoas).


FONTE: Portal No Minuto.

Pesquisa da USP busca medicamento para inibir vírus da zika no organismo


O tempero que dá cor e sabor a muitos pratos pode ser o ingrediente que faltava no combate à dengue. Pesquisadores da USP em parceria com a UFSCar descobriram que a curcumina, uma substância presente no açafrão e que dá o tom laranja ao pó, pode matar as larvas do Aedes aegypti.

Segundo o professor Vanderlei Bagnato, do Instituto de Física (IFSC), quando a larva ingere a substância e é exposta a qualquer tipo de luz, inclusive a solar, ocorre uma reação que leva à destruição de seu intestino e à morte. Tudo isso de forma simples.

Basta colocar o pó em locais onde o mosquito da dengue costuma se reproduzir, como pratos e vasos de plantas. A larva ingere a substância e morre pouco depois, mesmo quando a área não está plenamente iluminada.

"Ela mata em duas horas as larvas que estavam diretamente expostas ao sol e leva um período um pouquinho mais longo, de 24 horas, para as larvas que estavam em locais sombreados", explicou a pesquisadora Larissa Souza. Além de ser eficaz, a substância não agride o meio ambiente.

“Vale lembrar que não é o açafrão da culinária que pode jogar nos criadouros, é uma molécula sintetizada pelo laboratório da UFSCar”, completou.

Os estudos com a curcumina ainda estão em fase de testes. O objetivo é usar essa substância em qualquer criadouro, sem prejudicar o meio ambiente. Por enquanto, a melhor forma de evitar as doenças ainda é deixar o quintal limpo, sem água parada. “Nós estamos produzindo técnicas que vêm adicionar para termos maior eficiência na eliminação do mosquito, mas não devemos deixar nada de lado. Tudo aquilo que é recomendado fazer tem que ser feito”, declarou Bagnato.

FONTE: Portal G1.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Unimed Mossoró parabeniza


SP tem seis mortes por febre amarela no estado confirmadas, diz secretaria da Saúde

O número de mortes por febre amarela subiu de três para seis casos no estado de São Paulo este ano, informou a Secretaria da Saúde nesta segunda-feira (30). Duas pessoas foram infectadas no interior do estado e quatro adoeceram em viagem a Minas Gerais, segundo a secretaria.

Foram duas mortes no interior, nas cidades de Batatais e Américo Brasiliense, e outras quatro na Grande São Paulo de pessoas que visitaram o estado de Minas Gerais quando foram contaminadas. Há ainda 17 casos em investigação – 13 pessoas estiveram em Minas Gerais quando ficaram doentes e os outros quatro casos suspeitos foram identificados em Assis, Bauru, Botucatu e São José do Rio Preto.

Autoridades de saúde do estado e de todas as cidades paulistas discutiram em reunião nesta manhã como enfrentar doenças transmitidas por mosquitos.

A maior preocupação é com a febre amarela, mas o alerta até o momento é para as áreas de risco do interior. Até esta segunda, 31 macacos apareceram mortos nas regiões de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Franca e Barretos. Especialistas confirmaram que os animais estavam com o vírus da febre amarela e agora fazem buscas para identificar o mosquito transmissor.

FONTE: Portal G1.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Petrobras reduz preço da gasolina em 1,4%

Segundo anunciou nesta quinta-feira, 26, a Petrobrás vai reduzir a partir de hoje (27) o preço dos combustíveis. O valor do diesel nas refinarias vai cair 5,1%, em média, e o da gasolina em 1,4%, também em média.

A companhia informou que a decisão é explicada principalmente pelo efeito da valorização do real desde a última revisão de preços, feita em 5 de janeiro. Na data, aumentou o preço do diesel em 6,1%, em média, mas não alterou o valor da gasolina.

A Petrobras também cita ajustes na competitividade da empresa no mercado interno e a redução dos preços dos derivados nos mercados internacionais, “especialmente do diesel, que registrou uma elevação de estoques em função de um inverno menos rigoroso que o inicialmente previsto no hemisfério norte”.

A estatal estimou que, se o ajuste for integralmente repassado e não houver alterações nas demais parcelas que compõem o preço ao consumidor final, o diesel pode cair 2,6% ou cerca de R$ 0,08 por litro, em média, e a gasolina, 0,4% ou R$ 0,02 por litro, em média.

FONTE: Portal No Ar.

Faculdade Unimed lança curso virtual para médicos cooperados e colaboradores do Sistema

Já está à disposição para médicos cooperados e colaboradores do Sistema Unimed o curso virtual “A Dinâmica da Saúde Suplementar e o Papel do Médico Cooperado”, oferecido gratuitamente pela Faculdade Unimed. Ele é ministrado pelo Diretor de Provimento de Saúde da Unimed BH, Dr. José Augusto Ferreira, tem duração total de 60 minutos e é dividido em três videoaulas.

De acordo com o Presidente da Fundação Unimed, João Caetano, o curso aborda a importância de conhecer as características do setor de saúde suplementar no Brasil e nosso papel enquanto atuantes neste segmento. O executivo ressalta ainda o compromisso da Faculdade Unimed como Instituição de Ensino Superior do Sistema Unimed. “Nosso dever é disponibilizar conteúdo relevante para nossos cooperados e colaboradores, como forma de estimular a educação continuada, a autonomia e a autogestão de suas trilhas de conhecimento dentro do Sistema”, finaliza.

Para se matricular, basta acessar o site cursovirtual.faculdadeunimed.edu.br e clicar na seção “Essenciais para Sistema Unimed”, localizada no menu superior. É possível assistir as aulas pelo computador ou dispositivos móveis.

FONTE: Unimed Brasil.

Cooperados devem informar sobre retenção de contribuição ao INSS

A Unimed Mossoró torna pública Circular Externa que trata sobre o novo valor do limite máximo de contribuição ao INSS.

Informamos que esta Circular foi enviada a cada um dos cooperados, e estes devem responder, através de uma Declaração, se já recolhem contribuição para Previdência Social.


quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Cresce número de idosos com alto risco de sofrer fraude no país, revela estudo

Estudo divulgado hoje (26) pela Serasa Experian revela que o percentual de idosos com chance de ser vítima de fraudes no país cresceu de 36,5%, no primeiro semestre de 2014, para 43,6%, no mesmo período de 2016. Dentro dessa faixa etária, o sexo masculino representa a maioria (71,6%) de vítimas em potencial, e o principal golpe cometido é o roubo de identidade para firmar negócios ou obter crédito..

A pesquisa usou como base um grupo de pessoas com alta propensão a ser vítima de fraude, conforme o banco de dados da instituição. Os dados mostram que o público entre 25 e 59 anos é o principal alvo (49,9%), à frente, inclusive, dos idosos (43,3%). No entanto, foi entre as pessoas acima de 60 anos que a prática desse tipo de crime mais cresceu. Em terceiro lugar como vítima de fraudadores está o grupo que reúne jovens de até 24 anos (4,9%).

Para o especialista em prevenção a fraudes da Serasa, Daniel Nascimento, o aumento dos crimes contra idosos se explica pelo fato de que esse é um público que tem mais dificuldade em realizar operações bancárias e se adaptar ao uso da tecnologia empregada em caixas eletrônicos.

Cuidados

Para evitar cair em fraudes, o especialista alerta que é importante nunca perder de vista documentos, cartão de crédito e folhas de cheque e recomenda que, ao sair na rua, a pessoa leve apenas documentos necessários. Outro cuidado importante é não repassar informações sobre documentos e dados pessoas por telefone, mesmo que o atendente tenha alguns dados reais da pessoa. Em casos envolvendo chamadas por telefone, a recomendação de Nascimento é buscar um telefone oficial da empresa e retornar a ligação.

Ele aconselha ainda a não pedir informações a terceiros sobre documentos ou acessos a caixa eletrônico, por exemplo, optando sempre por procurar um funcionário do local; ter cuidado na hora de fazer cópias de seus documentos, optando sempre por locais de confiança; na internet fazer compras e preencher formulários somente em sites recomendados por órgãos oficiais e fazer pesquisas sobre a reputação de lojas ou prestadoras de serviço. “Tenha preferências por sites que possuem tecnologia SSL, identificada pelo cadeado verde ao lado da URL”, orienta Nascimento.

FONTE: Agência Brasil. 

Unidades de Saúde em Mossoró ofertam vacina contra Febre Amarela

Apesar do Rio Grande do Norte não estar incluído entre as áreas de risco de Febre Amarela, é preciso ficar atento para em casos de viagens para outras regiões do país. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é recomendada para moradores das regiões Norte e Centro-Oeste, parte do Nordeste (Maranhão, sudoeste do Piauí, oeste e extremo-sul da Bahia), do Sudeste (Minas Gerais, oeste de São Paulo e norte do Espírito Santo) e do Sul (oeste do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

Em Mossoró, quem for viajar para um desses locais considerados de risco deve procurar uma destas quatro Unidades Básicas de Saúde, no prazo de 10 dias antes. São elas: Maria Soares da Costa, Dr. José Fernandes de Melo, Dr Lucas Benjamin e Francisco Pereira de Azevedo. “Indicamos que só se deve tomar a vacina quem for para áreas de risco. Esse atendimento é concentrado, porque o imunobiológico precisa de alguns cuidados especiais”, explicou o secretário de Saúde de Mossoró, Benjamin Bento.

A vacina de febre amarela deve ser administrada em duas doses, seja para crianças ou adultos. As crianças devem recebê-la aos nove meses e aos quatro anos de idade. Assim, já fica protegido para a vida toda. Para quem não tomou as doses na infância é necessário tomar uma vez, que tem efeito durante 10 anos.

FONTE: Portal Defato.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Unimed Mossoró parabeniza


Especialistas investigam relação entre febre amarela e degradação ambiental

Um grupo de especialistas de diferentes estados do Brasil está se articulando para investigar a relação entre o surto de febre amarela e a degradação do meio ambiente. Eles acreditam que se houvesse mais conhecimento sobre o assunto, a propagação repentina do vírus de tempos em tempos poderia ser prevenida.

Causada por um vírus da família Flaviviridae, a febre amarela é uma doença de surtos que atinge, repentinamente, grupos de macacos e humanos. As razões deste comportamento da doença ainda não são bem conhecidas. Mas os especialistas dão como certa a influência do meio ambiente. Segundo Sérgio Lucena, primatólogo e professor de zoologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), o surto de febre amarela é um fenômeno ecológico.

Sérgio Lucena explica que o vírus da febre amarela está estabelecido em algumas matas e regiões silvestres com baixa ocorrência. De repente, por algum motivo ainda a ser desvendado, ele se propaga rapidamente, atingindo macacos e humanos. Os animais começam a morrer primeiro. "São sentinelas. Se o vírus começa a se propagar em determinada área, a morte dos macacos nos enviará um alerta", explica.

Florestas

Na semana passada, especialistas que estudam a febre amarela sob a ótica do ecossistema se reuniram em Belo Horizonte em um seminário organizado pela Fundação Renova, ligada à mineradora Samarco.

Uma das hipóteses dos pesquisadores é que o desmatamento ao longo dos anos deixou as espécies de macacos em fragmentos muito pequenos de florestas, o que traz diversos desdobramentos. "Sistemas ecológicos empobrecidos podem favorecer o crescimento das populações de mosquitos. Mosquitos infectados encontrando populações grandes de macacos em pedaços de mata atlântica isolados podem ser a origem destes surtos", alerta Sérgio Lucena.

Evidências científicas também dão a entender que florestas saudáveis, com elevada biodiversidade, dificultariam a proliferação dos vírus. Embora o surto não deixe de ocorrer, sua intensidade pode ser menor em um meio ambiente preservado. É o que explica Servio Ribeiro, biólogo e professor de ecologia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Surto em MG

O surto de febre amarela em Minas Gerais já provocou 38 mortes confirmadas em 2017, segundo o boletim epidemiológico mais recente da Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), divulgado ontem (24). Outros 45 óbitos estão em análise.

FONTE: Agência Brasil. 

Acidentes com medicamentos lideram atendimentos do Centro de Toxicologia em 2016

O Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox), que funciona no segundo andar do prédio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), divulgou o balanço dos atendimentos realizados no ano de 2016. Foram registrados 608 casos de intoxicações, sendo a maioria deles (241) por medicamentos.

Entre os atendimentos realizados, o segundo maior número vem das intoxicações por acidentes com animas peçonhentos/venenosos (103), seguido pelas intoxicações por agrotóxicos (44). Também foram registrados acidentes com produtos químicos residenciais ou industriais (31) e produtos de uso veterinário (30).

Ainda foram prestadas orientações para acidentes com saneantes de uso domiciliar (domissanitários), com 29 atendimentos; uso de raticidas (16), cosméticos e produtos de higiene pessoal (13) e inseticidas de uso doméstico (7).

O Ceatox serve de referência na área de toxicologia clínica e mantém um serviço de plantão 24h, prestando informações específicas em caráter de urgência a profissionais de saúde e de caráter educativo e preventivo junto à população, prestando esclarecimentos em relação à prevenção, primeiros socorros e orientações necessárias em casos de exposição a um agente tóxico através dos telefones: 0800 281 7005 / 3232-7969 ou 3232-4295.

FONTE: Portal DeFato. 

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Mossoró registra 23,3 mil demissões e perda de 3 mil postos de trabalho em 2016

Dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram a dimensão da crise que atingiu Mossoró no ano passado.

O segundo maior município do Rio Grande do Norte sofre com os efeitos da crise nacional somados aos do sistema produtivo local, que envolvem a decadência do sistema de exploração do petróleo, e dificuldades nos setores, da construção civil, salineiro, fruticultor e carcinicultor, tidos como de grande importância para a economia local e regional.

Segundo relatório emitido pelo Caged, foram formalizadas 23.336 demissões em Mossoró no decorrer do ano de 2016 contra um total de 20.266 admissões.

O déficit alcançou 3.070 postos de trabalho, espalhados em diversos segmentos produtivos. Os segmentos que mais demitiram foram o da construção civil, transporte e comércio.

O maior volume de admissões se concentra nos segmentos de telemarketing, fruticultura, confecções, supermercadista e de promoção de produtos.

Para se ter uma ideia da gravidade do quadro, em 2015 Mossoró perdeu 1.828 postos de trabalho. Em termos comparativos, o ano de 2016 fechou com um incremento de 40,5% no número de postos perdidos, após balaço obtido com demissões e admissões.

Funções com maiores baixas em 2016

Servente de Obras -> 373
Pedreiro -> 321
Motorista de Caminhão -> 233
Vendedor Varejista -> 198
Plataformista -> 119
TOTAL -> -1244


Funções que mais admitiram em 2016

Operador de Telemarketing -> 422
Fruticultura rasteira -> 283
Industria têxtil e confecções -> 45
Embalador -> 40
Promotor de Vendas -> 44
TOTAL -> 824


FONTE: Portal O Mossoroense.

Gastos com supermercado e conta de luz são os mais sentidos pelos brasileiros na crise, mostra SPC Brasil e CNDL

A recessão da economia brasileira ainda não mostra sinais de acabar pelos próximos meses. Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) procurou identificar os impactos da crise financeira no orçamento das famílias e mostrou que as despesas com supermercado e contas de luz foram as que mais cresceram nos seis meses anteriores ao levantamento. Em ambos os casos, 47% dos entrevistados notaram aumento das contas.

O levantamento mostra que as despesas com supermercado cresceram apesar de 47% dos entrevistados terem aumentado a compra de produtos de marcas similares, na comparação com 2015. Também na variação anual, o estudo indica que houve redução do consumo de itens considerados não fundamentais, especialmente no que diz respeito às roupas, calçados e acessórios (53%) e às refeições feitas fora de casa ou por delivery (47%). Já o nível de consumo de serviços de água, luz e telefone foi mantido o mesmo de 2015 por 42% dos entrevistados.


Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, seja na hora de ir às compras, seja ao lidar com as despesas básicas do mês, não é difícil perceber que os preços subiram muito nos últimos anos e que é preciso mais dinheiro para manter o mesmo nível de consumo. “Ainda que os brasileiros modifiquem alguns hábitos de consumo, não há como abrir mão de itens considerados básicos, como o arroz, o feijão ou a carne, por exemplo. Então, ele percebe que está gastando mais para encher o carrinho de compras”, afirma Kawauti. “Diante do baixo poder de compra e arrocho do orçamento do consumidor, ele acaba sendo forçado a passar menos tempo ao telefone para controlar o valor da conta e também reduzir as compras de roupas e a frequência com que vai a bares ou restaurantes.”

FONTE: Portal DeFato.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Unimed Mossoró parabeniza


Camex zera imposto de importação para três tipos de vacinas

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) da Presidência da República decidiu zerar a alíquota do imposto de importação para três tipos de vacinas. As importações desoneradas foram as das vacinas contra a hepatite A, o papilomavírus humano (HPV) e a vacina tríplice contra difteria, tétano e coqueluche.

A medida passa a valer em 10 de maio para a vacina contra a hepatite A e em 22 de fevereiro no caso das doses de imunização contra o HPV, difteria, tétano e coqueluche. O benefício vale por um período de seis meses e está restrito a quantidades limitadas das vacinas.

No caso da vacina contra a hepatite A, podem ser importadas sem o imposto 2,25 milhões de doses. Para a vacina contra o HPV a cota é 3 milhões de doses e para a vacina tríplice, de 2,5 milhões de doses.


A Camex também reduziu para 2%, por períodos de seis meses a um ano, a alíquota do imposto de importação sobre produtos utilizados na indústria. Entre eles, por exemplo, tintas pretas de impressão para estamparia digital têxtil e folhas e chapas de alumínio.

As medidas estão em resolução publicada hoje (23) no Diário Oficial da União . A Camex atua na formulação, adoção implementação e coordenação de atividades relativas ao comércio exterior de bens e serviços.

FONTE: Agência Brasil.

Emparn registra chuva em 39 postos do estado no fim de semana

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou chuva em 39 postos no estado neste final de semana. A maior precipitação foi no município de Parnamirim.


Confira abaixo a íntegra do Boletim Pluivométrico:

Per.: das 7:00hs de 20/01/2017 as 7:00hs de 23/01/2017
MESORREGIAO OESTE POTIGUAR  
Encanto(Prefeitura)                                      12,0
Pau Dos Ferros(Particular)                               11,0
Parana(Emater)                                           10,0
Janduis(Emater)                                           5,0
Alto Do Rodrigues(Emater)                                 4,0
Ipanguacu(Emater)                                         1,3
Rodolfo Fernandes(Prefeitura)                             0,9
Apodi(Prefeitura)                                         0,7
Sao Rafael(Emater)                                        0,6
Marcelino Vieira(Emater)                                  0,2

MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR
Cruzeta(Base Fisica Da Emparn)                           13,4
Cerro Cora(Emater)                                       11,4
Sao Jose Do Serido(Associacao Usuarios Agua)              4,5
Santana Do Matos(Emater)                                  3,5
Macau(Defesa Civil (ex-emater))                           2,0
Lagoa Nova(Emater/st. Humaita)                            1,0

MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR
Jundia(Emater)                                           67,0
Monte Alegre(Emater)                                     38,0
Boa Saude(Emater)                                        37,6
Serrinha(Emater)                                         37,3
Sao Bento Do Trairi(Prefeitura)                          31,5
Passa E Fica(Prefeitura)                                 29,1
Santo Antonio(Emater)                                    28,6
Ielmo Marinho(Prefeitura)                                22,0
Bento Fernandes(Riacho Dos Paus-part.)                   11,0
Sao Paulo Do Potengi(Emater)                              9,2
Bom Jesus(Particular)                                     8,7
Parazinho(Emater - Ex-particular)                         6,1

MESORREGIAO LESTE POTIGUAR
Parnamirim(Base Fisica Da Emparn)                        96,8
Espirito Santo(Prefeitura)                               70,0
Natal                                                    55,8
Nisia Floresta(Particular)                               48,3
Senador Georgino Avelino(Particular)                     41,3
Sao Goncalo Do Amarante(Base Fisica Da Emparn)           24,5
Extremoz(Emater)                                         18,0
Baia Formosa(Destilaria Vale Verde)                      16,6
Canguaretama(Emater/barra De Cunhau)                     14,2
Ceara Mirim(Prefeitura)                                   8,4
Taipu(Particular)                                         4,0
FONTE: Portal Defato.

Três municípios no RN já decretaram calamidade financeira, diz CNM

O último levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostra que nas primeiras semanas de 2017, 43 municípios decretaram Calamidade Financeira.

Segundo a entidade, destes, três são do Rio Grande do Norte, 14 do Rio de Janeiro, 11 de Minas Gerais, quatro da Paraíba, quatro de São Paulo, três no Ceará, dois em Santa Catarina, um no Pará e um no Rio Grande do Sul.

As cidades do RN que decretaram a calamidade financeira são Monte das Gameleiras, Parazinho e Serra de São Bento.

Em geral as justificativas dos municípios recaem sobre o desequilíbrio entre receitas e despesas, as dificuldades de pagamento de pessoal e o fornecimento de serviços essenciais com saúde e educação. Os novos gestores se depararam com grandes dificuldades e o decreto ainda, reconhece que as cidades não possuem recursos para  honrar  com  suas principais e essências despesas.


FONTE: Portal DeFato.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Ceará registra cinco casos suspeitos da 'doença da urina preta'

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) registrou cinco casos suspeitos de "mialgia aguda a esclarecer", conhecida como "doença da urina preta", entre os dias 5 e 19 de janeiro. De acordo com a nota divulgada no início da noite de ontem (19) pela secretaria, são dois pacientes do sexo masculino e três do sexo feminino. Destes, três são de Fortaleza, um é residente em Salvador (Bahia) e outro residente de São Paulo.

Ainda de acordo com a Sesa, os acometidos apresentaram os seguintes sinais e sintomas: dores musculares intensas de início súbito, acometendo principalmente a região cervical, membros inferiores e superiores, mudança na tonalidade da urina (variando entre vermelho escuro e castanho), elevações significativas nas dosagens da cretinofosfoquinase (CPK) e os níveis hepáticos (TGO e TGP). Não houve relato de febre, cefaleia, artralgia ("dor nas juntas") ou exantema (erupções cutâneas vermelhas).

A Secretaria disse que foi realizada uma coleta de amostras dos pacientes para diagnóstico laboratorial e diferencial (leptospirose, dengue e hepatite). As secretarias de saúde do Estado e do município de Fortaleza estão monitorando a ocorrência e a investigaram todos os casos com objetivo de esclarecer a etiologia de tal evento considerando o cenário epidemiológico e a similaridade com os casos notificados na Bahia.

FONTE: Portal G1.

Correios vão operar na área de telefonia móvel

A partir de fevereiro, os Correios vão começar a operar na área de telefonia móvel. O lançamento do projeto Correios Celular, em fase piloto, será feito em São Paulo. A ideia é que o projeto seja implantado gradualmente em Belo Horizonte e depois em Brasília. A meta da empresa é alcançar todos os estados do país até o fim de 2017.

No primeiro ano de operação, a empresa vai oferecer somente planos pré-pagos, chips e recargas, mas estuda a viabilidade da oferta de planos pós-pagos a partir de 2018.

Segundo os Correios, o objetivo é atender a clientes que estejam em busca de "serviços simples, práticos e prestados com transparência". A empresa informou que vai oferecer pacotes que estarão entre os mais baratos do mercado e aposta no diferencial de já ter uma ampla rede de atendimento.

O projeto é resultado de parceria  com a EUTV, prestadora de Serviço Móvel Pessoal (SMP) que será responsável pela infraestrutura de suporte às telecomunicações.

Os Correios informaram que não foi necessário fazer nenhum investimento para atuar como operador de telefonia e que será utilizada a rede de agências e a rede corporativa de dados já instaladas, assim como os empregados que já atuam na empresa.

FONTE: Agência Brasil.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

2016 foi o ano mais quente já registrado

O ano de 2016 bateu o recorde de ano mais quente desde que os registros começaram a serem feitos, em 1880, informaram nesta quarta-feira (18) cientistas da Nasa e da Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês), em duas análises separadas.

De acordo com a NOAA, em 2016 a temperatura da superfície da Terra foi 0,94ºC mais alta do que a média registrada no século XX, de 13,9ºC. Em 2015, o recorde foi de 0,04°C a mais na temperatura, segundo a agência.

Segundo a agência, desde o começo do século XXI o recorde anual de temperatura global foi quebrado cinco vezes: em 2005, 2010, 2014, 2015 e 2016. Este é o terceiro ano consecutivo que o recorde é atingido.

Segundo a análise da Nasa, a média global de temperatura registrada em 2016 foi 0,99ºC mais quente do que a média do século XX. A agência espacial acrescenta que a média da temperatura da superfície da Terra subiu 1,1°C desde o final do século XIX, uma mudança provocada pelo aumento das emissões de dióxido de carbono na atmosfera.

FONTE: Portal G1.

Sete mortes por febre amarela são confirmadas em Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerias informou hoje (18) que foi notificada pelo Instituto Evandro Chagas sobre a confirmação de sete mortes causadas por febre amarela.

Até então, só se falava em casos suspeitos neste ano. Ainda não foram divulgadas informações sobre a identificação dos pacientes e por onde passaram.

Em Minas, 46 mortes por suspeita da doença ainda são investigadas. O total de casos suspeitos passou de 152 para 184, segundo o último Informe Epidemiológico divulgado pela secretaria. Os casos estão concentrados nas regiões Leste, Vale do Jequitinhonha e Mucuri e Zona da Mata. O governo decretou situação de emergência em 152 cidades em áreas com surto da doença. O envio de mais 2 milhões de doses de vacinas foi solicitado ao Ministério da Saúde.


Sobre a doença

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus, que pode levar à morte em cerca de uma semana se não for tratada rapidamente. De acordo com o ministério, a doença é transmitida por mosquitos e comum em macacos, que são os principais hospedeiros do vírus.

A Secretaria de Estado de Saúde afirma que a transmissão na área rural está relacionada ao mosquito Haemagogus. A doença também é transmitida pelo Aedes aegypti, mas somente em ambiente urbano. O órgão afirma que não recebeu nenhuma notificação de caso em área urbana.

FONTE: Portal G1.

Unimed Mossoró parabeniza


terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Seguro-desemprego será pago de forma escalonada a partir desta terça

O Ministério do Trabalho informou que inicia nesta terça-feira (17) o pagamento, de forma escalonada, do lote de pagamento do seguro-desemprego deste mês. Os valores já virão com o reajuste de 6,58% nas parcelas, anunciado na semana passada.

A justificativa do ministério para a medida é o "grande volume de pagamentos" previsto para o período de 11 a 21 de janeiro. Por conta disso, os benefícios serão liberados gradualmente pelas agências da Caixa Econômica Federal, ordenados pelo número final do PIS.

De acordo com o calendário divulgado pelo ministério, nesta terça-feira (17) recebem os trabalhadores cujos últimos dígitos do PIS sejam 1 e 2. Na quarta (18), recebem aqueles com os números finais do PIS 3 e 4. O processo segue até 21 de janeiro, quando recebem os trabalhadores que tenham os dígitos finais do PIS 9 e 0.



O Ministério do Trabalho informou que esse pagamento, feito de forma escalonada, será uma exceção em janeiro, e que o processo retornará o formato normal nos próximos meses. Pelas regras, o seguro-desemprego deve ser pago em até 30 dias após seu requerimento, mas há locais nos quais o valor é depositado antes.

FONTE: Portal G1.

Operação Sorriso Brasil realiza 60 cirurgias em Mossoró nesta semana

Voluntários da Operação Sorriso Brasil estão em Mossoró para a realização de 60 cirurgias reparadoras gratuitas em pacientes portadores de fissuras labiais (lábio leporino) e/ou palatais (fenda palatina). As cirurgias corretivas serão realizadas no Hospital Wilson Rosado, entre os dias 18 e 21 de janeiro.

Durante todo o dia desta segunda-feira, 16, foram feitas as triagens no Centro Clínico Professor Vingt-un Rosado, conhecido como PAM do Bom Jardim, traçando um mapa cirúrgico em adultos e crianças, que se submeterão a cirurgias a partir de amanhã, 18.

A Operação Sorriso Brasil está em Mossoró com 60 voluntários vindos de sete países, entre eles profissionais da saúde de nove áreas, além do apoio da Prefeitura de Mossoró, através das Secretarias de Saúde e Educação. “A importância do apoio local é máxima. Nós trazemos uma equipe com 60 profissionais especializados, mas é importante que a população se engaje. A Prefeitura está nos ajudando com transporte, com profissionais, com doações, mas a população também tem que ajudar. Nós trazemos a cirurgia, que é o mais caro, mas precisamos de coisas como as cestas básicas, para as pessoas atendidas, lanches para os voluntários”, destaca a diretora executiva da Operação Sorriso, Ana Stabel.

Nesta segunda-feira, pela manhã, a prefeita Rosalba Ciarlini visitou o PAM do Bom Jardim para conferir de perto os serviços prestados. Além da Prefeitura de Mossoró, estão apoiando a ação a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias (Mormons), a Igreja Bola de Neve, a Ordem Demolay, o Centro Educacional Alfa e o Hospital Wilson Rosado.

FONTE: Portal DeFato.