terça-feira, 28 de agosto de 2018

Reunião do Conselho Fiscal


O Conselho Fiscal da Unimed Mossoró esteve reunido na tarde desta segunda-feira, dia 27 de agosto, para analisar as contas referentes ao segundo trimestre do ano de 2018.

Estiveram presentes os Conselheiros:
01- Milanêz Cavalcante Filho

02- Ígor Államo
03- Maria do Carmo Guerra Pinto
04- José Walter da Fonseca Júnior
 

Assembleia Geral Extraordinária - AGE


Na tarde desta segunda-feira, dia 27 de Agosto foi realizada a Assembléia Geral Extraordinária - AGE - para oficializar sobre a mudança de endereço da Sede da Unimed Mossoró.
Os cooperados da Unimed Mossoró são convidados a comparecer às assembleias e, assim, participar das decisões da Cooperativa.

domingo, 26 de agosto de 2018

Medicamentos biológicos são tema de enquete pública

Como parte das atividades do Grupo de Trabalho (GT) para a formulação da Política Nacional de Medicamentos Biológicos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), instituído pelo Ministério da Saúde, acaba de ser disponibilizada à sociedade a Enquete Pública de Medicamentos Biológicos
Por meio desta enquete, pretende-se envolver a sociedade no processo de identificação das dificuldades e problemas relacionados à pesquisa, desenvolvimento, produção, regulação, disponibilização, monitoramento e uso racional de medicamentos biológicos.  Não serão consideradas contribuições fora do prazo ou encaminhadas por outro meio. A enquete estará disponível do dia 23 de agosto ao dia 9 de setembro. Para participar, acesse o formulário no endereço http://portalms.saude.gov.br/gt-de-biologicos

Unimed Mossoró parabeniza!


quinta-feira, 23 de agosto de 2018

40% dos brasileiros fazem autodiagnóstico médico pela internet

Pessoas das classes A e B, com curso superior e jovens, são o perfil dos pacientes que usam a internet para se autodiagnosticar, segundo levantamento do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), entidade de pesquisa e pós-graduação na área farmacêutica. O terceiro estudo do instituto sobre o tema apontou que 40,9% dos brasileiros fazem autodiagnóstico pela internet. Desses, 63,84% têm formação superior.
Denize Ornelas, da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, diz que o número de pacientes que chegam aos consultórios com autodiagnóstico e automedicação é crescente.
“O maior impacto é quando chegam por efeitos colaterais ou interação medicamentosa”, diz. “A maior parte das doenças começa com dor, febre, indisposição, sintomas mais gerais. Se o paciente se automedica e não espera a progressão, pode mascarar uma doença. Dor abdominal pode ser azia e má digestão, mas, se você faz uso constante de antiácido, pode retardar um diagnóstico de câncer de estômago. É raro, mas pode acontecer.”
Em 2016, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) definiu os critérios para que remédios pudessem ser isentos de prescrição médica. Não ter potencial para causar dependência, não ter indicação para doenças graves e ser tomado por prazo curto estão entre os requisitos.

Unimed Mossoró parabeniza!


terça-feira, 21 de agosto de 2018

Após dia D contra pólio e sarampo, 51% das crianças estão vacinadas


A Campanha Nacional Contra a Poliomielite e Sarampo atingiu a metade do público-alvo com a vacinação de 51% das crianças de um ano a menores de cinco em todo o país. No total, mais de 11,4 milhões de doses das vacinas contra a pólio e sarampo (cerca de 5,7 milhões de cada) foram aplicadas até esta segunda-feira (20). A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 95% das 11,2 milhões de crianças independente da situação vacinal delas e criar uma barreira sanitária de proteção da população brasileira.

Unimed Mossoró parabeniza!