quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Unimed Mossoró parabeniza


Unimed Mossoró parabeniza


ANA reduz vazão da Armando Ribeiro

A Agência Nacional de Águas (ANA) define hoje a restrição de vazão e regulamenta a distribuição das águas da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu.

O diretor da ANA, Paulo Lopes Varella, apresentará a nova resolução da Agência, em conjunto com o Igarn, a partir de estudo técnico que deverá reduzir a vazão para 4 a 4,5 metros cúbicos por segundo na oferta de água – como já havia sido anunciado.

A medida busca assegurar o abastecimento de água para consumo humano até a primeira quadra chuvosa de 2017. O principal reservatório do Estado se encontra com menos de 30% da capacidade total de 2,4 bilhões de metros cúbicos.

O documento será apresentado e discutido em reunião que acontece hoje (30), na UERN/Assu, com produtores rurais, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), a Termoaçu, o empreendimento de irrigação Del Monte Fresh e as entidades que  formam o Distrito de Irrigação do Baixo Açu (Diba).

Caberá a Caern adequar as captações de água para abastecimento público  no açude Armando Ribeiro Gonçalves e no Rio Açu, para permitir a operação em níveis d’água inferiores aos existentes atualmente.



FONTE: Tribuna do Norte.

Petrobras aumenta gasolina nas refinarias em 6% e diesel em 4%


A Petrobras anunciou na noite de ontem (29), um reajuste nos preços da gasolina e do diesel, que já são válidos a partir de hoje (30). O preço da gasolina nas refinarias subirá 6% e o do diesel, 4%.

Esse é o primeiro reajuste de preços nos combustíveis na gestão de Aldemir Bendine, que assumiu a petroleira em fevereiro com a missão de recuperar a empresa.

Ainda não há estimativas oficiais sobre o impacto do reajuste para os consumidores. O último reajuste de preços de combustíveis, anunciado em novembro pela ex-presidente Graça Foster, gerou, na época, impacto entre 2% e 2,5%.

De acordo com comunicado da empresa, os preços sobre os quais incidem o reajuste não incluem tributos federais, como Cide e PIS/Cofins. Isso significa que a alíquota dos impostos vai incidir sobre o novo valor, o que pode gerar um impacto maior na bomba de gasolina.

FONTE: Tribuna do Norte.

sábado, 26 de setembro de 2015

Número de transplantes realizados no Brasil cresceu 63,8% em dez anos

O Brasil teve o melhor primeiro semestre da história no número de doadores efetivos de órgãos, tanto em números absolutos quanto na taxa por milhão de população (pmp).

Os dados oficiais do Ministério da Saúde demonstram qu, entre janeiro a junho deste ano, 4.672 potenciais doadores foram notificados, resultando em 1.338 doadores efetivos de órgãos.

Essas doações possibilitaram a realização de 12,2 mil transplantes, fazendo com que crescessem os procedimentos de órgãos mais complexos como pulmão, coração e medula óssea. Nesse mesmo período, o Brasil alcançou a maior porcentagem de aceitação familiar, que foi de 58%, superando os demais países da América Latina.

No caso dos doadores efetivos, o Brasil atingiu o percentual de 14,2 doadores por milhão de população (pmp), superando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde em 2011, que segue os padrões internacionais.

O número configura a maior quantidade de doadores efetivos já registrados em apenas um ano no Brasil, com aumento de 43,4%, se comparado a 2010, quando o percentual foi de 9,9 por milhão de população.

Em 2014, foram notificados 9.378 potenciais doadores em todo o País, que resultaram em 2.710 doadores efetivos de órgãos.


Transplantes em 2014
Nos últimos dez anos, o número de transplantes realizados no Brasil cresceu 63,8%, passando de 14.175 procedimentos em 2004, para 23.226 em 2014.
Em números absolutos, São Paulo se destaca como o maior centro de transplantes do País, com 8.364 procedimentos realizados, sendo a maior parte de córnea (4.661). O segundo estado com maior volume de transplantes é Minas Gerais (2.196), seguido por Paraná (1.615), Rio Grande do Sul (1.590), Pernambuco (1.397) e Ceará (1.372).
De acordo com dados do Sistema Nacional de Transplantes (CGSNT) do Ministério da Saúde, as cirurgias realizadas em 2014 contaram 7.669 transplantes de órgãos sólidos, 13.456 de córnea e 2.076 de medula óssea. O transplante de coração teve aumento de 85% (passando de 167 para 309) se comparado com 2010, seguido por fígado 26% (passando de 1.404 para 1.769) e medula óssea 22,5% (passando de 1.695 para 2.076).
FONTE: Jornal de Fato.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Unimed Mossoró convoca Cooperados para AGE

A Unimed Mossoró convoca todos os seus Cooperados para uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) que acontecerá no dia 06 de outubro de 2015.

O Edital de Convocação foi publicado no Jornal Gazeta do Oeste, na edição Nº 10.077, deste dia 24 de setembro de 2015.


terça-feira, 22 de setembro de 2015

Membros da Unimed Mossoró participam de reunião do CONAD

Dr. Bolivar Freire, Dr. Carlos Figueiredo, Dr. Haroldo Duarte,
 Dr. Luiz Gomes, Hilton Sávio, Dr. Antônio Leite e Dr. Fernando Albuerne.

Os Diretores da Unimed Mossoró, Drs. Luiz Gomes e Haroldo Duarte, juntamente com os Conselheiros Vogais Drs. Antônio Leite, Bolivar Freire e Carlos Figueiredo, participaram ontem de mais uma reunião do Conselho de Administração (CONAD).

O encontro aconteceu na sede da Cooperativa e contou também com a participação do Conselheiro Fiscal Suplente da Unimed Mossoró, Dr. Fernando Albuerne, e do Assessor Contábil, Hilton Sávio.

Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic

Meninas de 9 a 11 anos já devem se vacinar contra HPV em Mossoró


A vacinação contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV) já está disponível nas 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Mossoró. A vacina é destinada a meninas de 9 a 11 anos e a mulheres com HIV de 9 a 26 anos.

O público-alvo é formado por 6.229 meninas. A meta é vacinar, no mínimo, 80% desse público até o dia 31 de dezembro deste ano.

Em março, durante mobilização para primeira dose, foram vacinadas 4.217 meninas. Neste mês de setembro, quem tomou a primeira dose há seis meses, deve retornar à unidade para ser imunizada com a segunda dose.

Isso porque o ciclo vacinal contra HPV é formado por três fases: A segunda dose deve ser tomada seis meses após a primeira e a terceira dose, cinco anos após a primeira.

O HPV é o principal vírus causador do câncer de colo de útero, terceira principal causa de morte por câncer de mulheres em todo o Brasil.

A Secretaria de Saúde orienta que os pais incentivem as filhas a se vacinarem e utilizem o cartão de vacina para acompanhamento do ciclo vacinal.

FONTE: Portal Mossoró Hoje.

Unimed Mossoró parabeniza


segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Urologistas aprimoram conhecimentos durante Jornada em Pernambuco

Dr. Haroldo Duarte e o presidente
da SBU/PE,  Dr Clóvis Fraga
Urologistas de todo o país participaram da 3ª Jornada Pernambucana de Urologia, que aconteceu de 17 a 19 de setembro, em Porto de Galinhas - PE.

A jornada tratou de diversos temas atuais e de grande importância para a área da Urologia, servindo como oportunidade de atualização de conhecimentos aos profissionais.

Participaram do evento grandes nomes da Urologia nacional e convidados estrangeiros de relevância, tais como o cirurgião-geral René Sotelo (Venezuela) e o urologista Levin Martinez (Uruguai).

O diretor-superintendente da Unimed Mossoró, médico urologista Dr. Haroldo Duarte, participou dessa Jornada em Porto de Galinhas, e afirmou que “todas as palestras do evento foram muito boas, com destaque para os temas ‘Câncer de próstata’ e ‘cirurgia robótica’”.

A Jornada Pernambucana de Urologia, além de proporcionar novos conhecimentos, também despertou nos participantes o desejo de promover outros eventos na área da Urologia.

“Foi uma experiência excelente. Inclusive mantive contatos para começar a organizar a 1ª Jornada Mossoroense de Urologia, que deverá ser realizada em Agosto de 2016”, afirmou Dr. Haroldo Duarte.

A Jornada Pernambucana de Urologia é realizada a cada dois anos pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), seccional Pernambuco.

Confira abaixo alguns registros desse evento (fotos extraídas da página da Jornada no Facebook):


Levin Martinez (Uruguai), Rene Sotelo (Venezuela) e Clovis Fraga (Recife)

Françualdo Barreto, Alberto Azoubel, Clovis Fraga, Guilherme Lima e Abelardo Alves
Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic






Recordista em impostos, Brasil oferece baixo retorno à população

Brasileiros já pagaram mais de R$ 1 trilhão neste ano (Foto: Wellington Rocha)

Por Virgínia França

Entre 30 países com maior carga tributária, o Brasil apareceu como recordista no alto número de impostos recolhidos, relacionando ao uso dos tributos em prol da população. 

O professor de contabilidade, Francisco Bráulio, afirmou que no Brasil há uma diferença entre a arrecadação e a utilização de recursos públicos. O especialista comentou que o trabalho de arrecadação da Receita Federal é respeitada e elogiada por diversos dirigentes internacionais, mas o Brasil peca com a utilização do dinheiro público.

“O trabalho da Receita Federal é de renome, tanto para arrecadação de pessoa física e jurídica. A questão é o uso do dinheiro que é deficiente, a politicagem sobrepõe ao interesse público”, declarou o professor.

Desde os anos 80 até os tempos atuais, a carga tributária brasileira passou de 22% do PIB para 35%. O Brasil possui mais de 80 taxações fiscais e, caso a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) volte a vigorar no país, incidindo sobre todas as transações bancárias, o número de taxas sobe para 93 com a aprovação do novo “pacote de impostos”.

O professor de contabilidade declarou que “é muito recurso arrecadado e pouco aplicado para os fins devidos”, como saúde, educação, obras públicas.

Para melhorar a posição fiscal do Brasil, Francisco Bráulio indicou a necessidade de uma reforma fiscal e política forte para melhor usar os recursos arrecadados.

FONTE: Tribuna do Norte.

sábado, 19 de setembro de 2015

Unimed Mossoró parabeniza


Unimed Mossoró parabeniza


Rio Grande do Norte vacinou 93,4% das crianças contra a paralisia infantil

Rio Grande do Norte vacinou, durante a Campanha Nacional contra a Poliomielite, 199,6 mil crianças, o que corresponde a 93,4% do público-alvo no Estado. A mobilização foi realizada, em todo o país, de 15 a 31 de agosto.

Balanço do Ministério da Saúde indica que 12 Estados não alcançaram a meta estabelecida, que é de vacinar 95% das crianças entre seis meses e cinco anos incompletos de idade.

Em todo o país, foram vacinadas mais de 12 milhões de crianças. A cobertura nacional foi de 94,4% do público-alvo, formado por 12,7 milhões de crianças.

A recomendação aos estados que não atingiram a meta é continuar com a vacinação de rotina, oferecida durante todo o ano nos 36 mil postos de espalhados pelo país.

FONTE: Agência Saúde.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Anticoncepcional masculino deve chegar ao mercado em 2018

Líquido é injetado e não permite
que os espermatozoides
passem na hora da ejaculação.
Apesar de parecer uma realidade ainda distante, em poucos anos, os homens deverão ter à disposição um anticoncepcional masculino. O produto, que está em fase de testes, deverá chegar ao mercado em 2018.

Desenvolvido pela Fundação Parsemus, dos Estados Unidos, o Vasalgel será aplicado por meio de injeção nos vasos deferentes (que ficam nos testículos e carregam os espermatozoides até a ejaculação), bloqueando a passagem das células reprodutivas masculinas. O produto não modifica a produção de hormônios masculinos.

Para a reversão, é injetada outra substância que dilui a primeira e, em algumas semanas, o homem fica apto para ter filhos novamente.

a diretora da fundação Parsemus, Linda Brent, explicou que o produto não influencia na ejaculação e no orgasmo. “A substância bloqueia e filtra o esperma, permitindo que o sêmen seja liberado normalmente. A ejaculação continua da mesma maneira, mas sem esperma”.

Até agora, os testes realizados em coelhos mostraram que o produto é eficaz. No entanto, em relação ao tempo de duração do anticoncepcional, Linda Brent explica que ainda não é possível ter essa resposta. Nos coelhos testados, o efeito permaneceu por um ano, até ser interrompido pelos pesquisadores.

FONTE: Portal R7.

Evento reúne Urologistas em Pernambuco

Começa hoje a 3ª Jornada Pernambucana de Urologia, que acontece em Porto de Galinhas – PE. O evento deve reunir médicos urologistas de diversos Estados do país.

O Diretor-superintendente da Unimed Mossoró, Dr. Haroldo Duarte, participa da Jornada, cuja programação se estende até o próximo sábado, dia 19.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Países do Mercosul realizam compra conjunta de medicamentos

Os países integrantes do Mercosul realizarão, no próximo mês, a primeira compra conjunta de medicamentos para hepatite C e aids. A iniciativa tem como objetivo promover a ampliação da oferta de medicamentos de maneira mais econômica e sustentável para seus respectivos sistemas de saúde. Os preços cobrados para o mesmo medicamento pode ser até cinco vezes maior, de um país para outro.

O anúncio foi feito na última sexta-feira (11) e faz parte de acordo assinado durante a XI Reunião do Conselho de Ministros da Unasul, realizada em Montevidéu, no Uruguai. O acordo prevê também a criação de um banco de preços de medicamentos e produtos de saúde.

As ações, que tem a liderança do governo brasileiro, são resultado das propostas apresentadas na última reunião do grupo, em junho, que sugeriu alternativas para a compra regional de medicamentos, viabilizando uma aquisição em maior escala para fortalecer o poder de negociação dos membros do Mercosul.

A escolha do Brasil foi um reconhecimento à iniciativa e esforços em prol do sistema acesso universal à saúde do país. Assinaram o acordo: Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Venezuela, Chile, Equador e Suriname.

A expectativa do governo é de que o processo de compras conjuntas tenha início em outubro e que até o final, deste ano, a aquisição já tenha sido concluída. Para isso, serão realizadas rodadas de negociações entre a indústria farmacêutica e os representantes dos países.

Os quantitativos que serão adquiridos serão definidos pelos governos de acordo com as demandas locais.

FONTE: Portal Saúde.